terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Jogos no ensino de Química

JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Os jogos são uma ferramenta importante no ensino e aprendizagem e podem ser usados em vários momentos, como apresentação de um conteúdo, revisão ou síntese de conceitos importantes de conteúdos ja desenvolvidos
 

Jogo da velha  -  Aprendendo conceitos estudados em química.
          Jogado por dois participantes, ( ou em duplas).
          Um tabuleiro com  3 espaços de linhas e 3 espaços de colunas.
          Será realizado um sorteio para decidir quem será o primeiro a começar o jogo.
          Cada jogador ( ou dupla) é representado por um símbolo, ( X e O ) e a cada jogada, onde o participante pegará uma carta que esta no monte ao lado do tabuleiro e responderá a pergunta em voz alta, se acertar, terá o direito de colocar  o símbolo em um dos espaços, de modo a tentar completar linhas na horizontal, diagonal ou vertical, porém as jogadas são intercaladas, sendo assim o objetivo é completar a linha primeiro e não deixar o adversário completar.
 
 

Trilha-Química     é um jogo de perguntas e respostas. Pode ser utilizado para revisar conteúdos já trabalhados com os alunos e tem como objetivo, revisar conteúdos já desenvolvidos em sala de aula. 
- um tabuleiro com o desenho da trilha
- um dado
- peças para o nº de jogadores
- cartas  ( questões de conteúdos)
Regras
          Ao iniciar o jogo, cada participante deve jogar o dado e quem tirar o maior número começa o jogo, estando todos na linha de partida. ( podem jogar em dupla)
           Então, este participante deve jogar o dado novamente e andar o número de casas indicado pelo dado. Se a casa for colorida, deve pegar uma carta (que estará no monte de cartas ao lado do tabuleiro) e responder corretamente a pergunta ,  só avançando no jogo após responder corretamente se não, fica na mesma casa. Os jogadores devem prestar atenção para as respostas verificando se esta correta.
          Os obstáculos pelos quais os alunos devem passar são perguntas referentes a conceitos químicos discutidos nas aulas, e também algumas ordens para animar o jogo, como “avançar 3 casas”, “avançar 1 casa”, “voltar 1 casa”, “voltar para a linha de partida”, “fique onde estás”( estas cartas estarão ao lado do tabuleiro). O vencedor é quem ultrapassa os desafios primeiro e chegar ao final.
 
 
 
 
 
 
 
 

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